Whey Protein

por / quarta-feira, 23 outubro 2013 / Postado emSer Saudável é uma Delícia
Whey

Bom, suplementação é um assunto sempre muito polêmico. Há os que são completamente a favor e os que são radicalmente contra. Eu acredito que uma alimentação balanceada é a chave de tudo e me alimento da melhor maneira possível, sempre! Mas uso alguns suplementos. Atualmente, minha suplementação consiste em BCAA, Glutamina e Whey Protein. Lembrando que suplementação é um assunto sério e que não deve ser introduzida sem recomendação do nutricionista!

Hoje, vou falar um pouquinho sobre a famosa Whey Protein! A verdade é que não sou aquela louca por whey que quer colocar a proteína em tudo, mas depois que aprendi a fazer algumas receitinhas com whey e gostei dos resultados, vez ou outra faço alguma coisinha! Eu sou doente por brigadeiro – o único doce que me tira do sério – e a receita que eu vou ensinar hoje, salvou a minha vida! rs rs… Bom, brincadeiras à parte, vou explicar um pouquinho o que é Whey Protein e os efeitos dessa substância no nosso organismo!

Whey Protein  é a proteína do soro do leite, que é obtida através do processo de transformação do leite em queijo. O whey basicamente é aquele líquido meio  transparente que surge durante o processo de fabricação do queijo. A proteína oriunda desse líquido, quando transformada em pó, é o que conhecemos pelo nome de Whey Protein.

Soro do Leite

Alguns benefícios do uso de Whey Protein:

  • Combinação ideal de aminoácidos para melhorar a composição corporal, melhora da performance atlética e crescimento muscular;
  • Solúvel, fácil de digerir, altíssimo valor biológico, eficientemente absorvido pelo corpo;
  • Sacia a fome mais rapidamente que outras fontes de proteína e mantém a massa muscular (metabolismo alto);
  • Contém ingredientes bioativos como imunoglobulinas e lactoferrinas, que auxiliam na manutenção de um sistema imunológico saudável;
  • Possui altas concentrações de BCAA;
  • Comparado com outras fontes de proteína, o Whey fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de gordura e colesterol;
  • Ação antioxidante (aumenta os níveis de Glutationa-GSH)
  • Contribui para a redução dos sintomas de overtraining.

Existem 3 tipos de Whey Protein:

Whey Protein Concentrado

A forma concentrada do whey geralmente contém gordura e algum colesterol (mesmo que em níveis baixos) e contém também carboidratos na forma de lactose (se você for intolerante, tente dar preferência aos outros tipos). É  constituído normalmente de 29% a 89% de proteína.

A desvantagem deste tipo, ao se comparar com o isolado por exemplo, é que ele contém menos proteínas por grama, contém carboidratos e também algumas gorduras. No geral são poucos carboidratos e as gorduras contidas são as do tipo saudáveis e geralmente este tipo de whey é mais barato do que os outros.

 Whey Protein Isolado

É processado com o objetivo de remover a gordura e a lactose. Geralmente, este tipo contém mais de 90% de proteína por grama.  Justamente por conter grande concentração de proteínas por grama, ter quantidade mínima de lactose e virtualmente nenhuma gordura, é o tipo de whey mais procurado. Apesar do preço um pouco mais elevado.

Whey Protein Hidrolizado

Este é um tipo menos comum e mais caro também. Basicamente, a proteína aqui é pré-digerida. Desta forma ela é ainda mais rapidamente absorvida. O gosto também costuma ser pior do que os outros.

Agora que você já aprendeu o que é Whey Protein e vai consultar um nutricionista, vamos à receita?

Brigadeiro Protéico e Light

Brigadeiro de Whey

Ingredientes:
2 medidas de whey protein de chocolate
2 colheres de Cacau em pó sem açúcar
Leite de amêndoas para dar consistência
1 Batata Doce cozida e amassada

Modo de Preparo:

Bata a batata doce amassada com um pouco de leite amêndoas no liquidificador para que vire uma pasta. Coloque o whey protein, a mistura de batata doce e o chocolate em uma panela antiaderente e misture bem até formar uma massa homogênea (se necessário, vá acrescentando mais leite de amêndoas). Leve ao fogo por uns minutinhos, misturando até atingir o ponto desejado. Coloque em uma tigela e leve à geladeira por 30 min. Está pronto!

*Eu faço com leite de amêndoas porque tenho intolerância à lactose e gosto mais desse leite, mas dá certinho com leite desnatado ou qualquer outro leite vegetal! Como gosto do brigadeiro mais molinho (de comer de colher) e faço ele com mais leite, mas para quem quiser enrolar o doce, basta colocar menos leite e deixar engrossar mais. Assim que a massa estiver fria, você poderá enrolar e passar no cacau em pó, em castanhas trituradas ou qualquer outra cobertura da sua preferência!

Aline Oliveira
Apaixonada pela vida, por esportes, pessoas e suas histórias. Curiosa sobre o mundo e eterna aprendiz. Depois de anos proibida de praticar os esportes que amava devido a um probleminha nos joelhos, resolvi me arriscar. Não aceitei largar a corrida e hoje sou uma corredora muito feliz!!!

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