Um alimento que queima as banhas e uma receita fit daquelas!!!

por / sexta-feira, 06 dezembro 2013 / Postado emSer Saudável é uma Delícia
côco

De tempos em tempos surgem novos queridinhos das dietas, né?! É tanta informação, tantos alimentos do bem, que acabamos ficando meio perdidos e sem saber como inserir todos esses alimentos no nosso dia a dia! Confesso que eu sempre fico louca querendo experimentar, verificar se os benefícios são reais, encontrar formas de inserir esses alimentos no meu cardápio! Nem sempre é possível, mas acredito num certo equilíbrio! Alimentos saudáveis, benéficos para a saúde e que sejam consumidos sem exageros e de forma natural no nosso dia a dia!

Um dos alimentos que inseri há pouco tempo na minha dieta e tem feito muito bem, é o côco! Eu não era muito fã, confesso! Mas depois de estudar todos os benefícios, passei a inserir na minha alimentação umas duas vezes na semana. Curiosos sobre os benefícios do côco?! Vamos lá! O coco é riquíssimo em duas gorduras – o ácido láurico e o monolauril -, que têm tudo a ver com um corpo mais esbelto. De rápida digestão, elas não ficam estocadas nas células. Ao contrário, servem de combustível para gerar energia, evitando assim que se transformem em pneus. Como assim?! Gorduras que queimam a banha?! Pois é!!!

As gorduras presentes no coco são consideradas saudáveis, pois aumentam os níveis de colesterol bom (HDL). O resultado é a proteção contra doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC). Outro nutriente que ajuda a baixar o colesterol são as fibras encontradas na polpa. Elas “sequestram” as moléculas de gordura e despacham as vilãs pelas fezes, evitando que caiam na corrente sanguínea e acabem entupindo algum vaso.

O côco pode entrar no nosso cardápio regularmente na forma de óleo de côco, leite de coco, coco desidratado ou natural. A fruta verde, embora seja muito saudável, não ajuda a eliminar os quilos extras. Pois nesse estágio ainda não há teor significativo de ácido láurico e monolauril. Por isso, para fins antibarriga, só vale usar a fruta madura, ou seja, o côco seco!

O ácido láurico e o monolaurol reduzem o percentual de gordura corporal porque os triglicerídios de cadeia média favorecem a oxidação de ácidos graxos e a sua utilização como fonte de energia. Resultado: esse processo combate e diminui os depósitos de gordura que estufam o corpo. Esses elementos também regulam o funcionamento da tireoide, acelerando o metabolismo orgânico, o que facilita o emagrecimento. Como se não bastasse, têm uma ação anti-inflamatória a nível celular. Eles aumentam a produção de substâncias protetoras e, ao mesmo tempo, diminuem as concentrações de outras pró-inflamatórias. E isso dá uma grande ajuda no emagrecimento, porque obesidade e sobrepeso são decorrentes de desequilíbrios inflamatórios.

O coco além de ser refrescante e saboroso, é rico em proteínas, carboidratos, gorduras, minerais e vitaminas. A gordura do óleo de coco, utilizada como fonte de energia, é um triglicerídeo de cadeia média, possui rápida absorção pelo organismo e é aterogênico, ou seja, impede a formação de placas de gordura nas veias e artérias;  além disso é um excelente termogênico que ajuda na queima de gordura corporal acumulada. A diferença  entre o óleo de coco e os demais óleos vegetais, é que o de coco traz energia para o funcionamento do metabolismo, enquanto outros também conhecidos como ácidos graxos, têm maior facilidade de armazenamento no organismo resultando no entupimento das artérias e aumento do colesterol.

Informações Nutricionais

Outro produto do coco mais recente no mercado é a sua farinha, riquíssima em fibras, livre de glúten e uma excelente coadjuvante na redução do colesterol e no controle da glicemia. Se isso não bastasse provoca sensação de saciedade e ajuda pessoas que sofrem de constipação. Pode ser utilizada em várias receitas substituindo a farinha de trigo ou adicionadas a frutas e iogurtes.

Eu uso um pouco de óleo de côco nas minhas omeletes, bifes e afins, tomo água de côco diariamente no meu suco verde e costumo usar uma colher de côco seco ralado sem açúcar na minha tapioca! Essa foi a forma que eu encontrei de inserir esse alimento no meu dia a dia! E, no final de semana passado, criei uma Mousse de Côco Fit!!! Ficou tão boa que eu resolvi compartilhar a receita e os benefícios do côco! Espero que gostem!!!

Mousse de Côco Fit da Aline

Mousse Fit 20131201_150650Mousse de Côco Fit

Para a Mousse:

100g de côco ralado sem açúcar

200 ml de leite de côco light

2 envelopes de gelatina em pó sem sabor (preparada conforma orientações da embalagem)

6 scoops de Whey Protein de Baunilha

400ml de água filtrada

2 colheres de sopa de colágeno em pó

Preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme espesso. Despejar o creme num refratário e levar à geladeira por no mínimo 3 horas.

Para a Calda:

250g de geléia 100% fruta de Blueberry (1 pote)

Água filtrada

Preparo:

Numa panela, misturar a geléia com um pouco de água até atingir a consistência desejada. Reservar até que esfrie.

Montagem:

Cobrir a Mousse com a calda de Blueberry e enfeitar com morangos fatiados.

Mousse de Côco Fit

Eu sempre gostei muito de mousses e sempre fiz mousse de côco com calda de frutas, mas usava leite condensado, creme de leite e a receita ficava riquíssima em calorias! Ia receber visitas para o almoço pós-Pampulha e resolvi criar algo saudável e que fosse especial… Fez bastante sucesso!!! Eu amei de verdade!!! Por isso, resolvi compartilhar com vocês! Espero que gostem!!!

Observações: Para quem gosta de doces bem doces, acrescente o adoçante de sua preferência. O único doce dessa sobremesa é o da Whey Protein e da calda! Como a geléia não possui açúcar e nenhum tipo de adoçante, não é aquela sobremesa dooooce! Eu gosto assim!!!

Aline Oliveira
Apaixonada pela vida, por esportes, pessoas e suas histórias. Curiosa sobre o mundo e eterna aprendiz. Depois de anos proibida de praticar os esportes que amava devido a um probleminha nos joelhos, resolvi me arriscar. Não aceitei largar a corrida e hoje sou uma corredora muito feliz!!!

TOPO
%d blogueiros gostam disto: