Um alimento precioso ao alcance de todos!

por / sexta-feira, 29 maio 2015 / Postado emSer Saudável é uma Delícia
Couve

Quando se fala de um alimento natural, hortaliça sempre presente na mesa, na horta e nos pratos típicos do brasileiro, certamente vem à cabeça de muitos a couve! Seja acompanhando a feijoada, seja refogadinha no almoço ou em seu suco verde da manhã, a couve sempre foi consumida pelos nossos avós, pais, e até por nós, desde a infância até os dias de hoje. De fácil cultivo, presente ali na horta da nossa casa ou comprada no supermercado mesmo e por um preço bem acessível, hoje eu venho aqui falar dela, e dizer pra você que, se você gosta e costuma consumir, CONTINUE, e se não consome, COMECE! Independente da forma que consome, crua ou refogada, o importante é consumir! O ideal é que ela seja a mais fresca possível, pois assim, preservam-se mais seus nutrientes.

O fato de sempre estarmos descobrindo novos alimentos ‘’milagrosos’’ por vezes nos faz esquecer dos bons e velhos alimentos, base da nossa alimentação. A couve é dotada de poderosos compostos antioxidantes que ajudam na renovação celular, no combate aos radicais livres, e combate também aos agentes pró inflamatórios do nosso organismo, o que isso significa? Que a grosso modo, a couve ajuda no rejuvenescimento, na prevenção de doenças crônicas como câncer e no funcionamento correto do nosso corpo, ajudando-o a trabalhar melhor e combater o que nos faz mal. Maravilha, certo? Certíssimo! Com aproximadamente 1 xícara desse vegetal algumas vezes por semana, você usufruirá de grande parte desses benefícios!

Além disso, outra característica importantíssima é a quantidade que possui de ferro e de cálcio, dois elementos importantíssimos pro nosso corpo. Sem ferro, podemos chegar a um quadro de anemia (muito conhecido pelas mulheres), mas que também atinge os homens! E sem cálcio, nem precisa falar né? Além de estar envolvido em diversos mecanismos tem a função de manter nossa massa óssea e dentes, resumidamente. Juntamente com o magnésio, em determinada proporção, o cálcio da couve é muuuuito mais biodisponível do que o do leite. Isso significa que nosso corpo assimila melhor o tipo de nutriente presente na couve, e supre melhor essas necessidades. E atenção mulheres que estão sempre em luta com a balança, alguns estudos tem mostrado uma tendência do cálcio a ajudar no emagrecimento!

Contudo, ainda temos as vitaminas. A lista de benefícios é longa! Vitamina C, vitamina A, vitamina K, vitamina B6… A vitamina C ajuda na absorção do ferro, como disse anteriormente sobre o cálcio, a deixa mais biodisponível, o corpo capta com maior facilidade para utilizá-la em suas funções! E PASMEM, a quantidade de vitamina C presente na couve chega ser maior que a encontrada em algumas frutas cítricas.

Finalmente, a couve possui uma quantidade significativa de fibras solúveis e insolúveis! O consumo de fibras em si é muito importante para a nossa saúde, de um modo geral, vários alimentos naturais possuem sempre uma porção solúvel e outra insolúvel e o consumo dessa combinação que nos trás os benefícios, portanto, a couve nos oferece as duas! Auxilia no transito intestinal e ajuda no emagrecimento, pois ajuda a absorver mais lentamente o carboidrato e as gorduras da nossa refeição, nos conferindo a sensação de saciedade e a necessidade de comer menos!

Quanto à forma de consumi-la, essa seria preferencialmente crua! Porém, como falei anteriormente, o importante é consumir! Tanto faz crua ou refogada! O importante é tentar preservar seus preciosos nutrientes, e para isso, quanto menor a exposição ao calor, melhor… Se for refogar, que seja pelo menor tempo possível! E, claro, cuidado com o exagero, pois a couve tem um ‘’efeito colateral’’. O consumo exagerado pode gerar flatulência… Então fica a dica! Ademais, inclua esse alimento em suas refeições e colha os benefícios para sua saúde!!!

Receitinha da Aline:

Não é bem aquele suco verde, mas servem num café aqui de BH e me conquistou!!! Além de ser super simples de fazer, acredito que agrade a todos!!!

Suco de Limão com Couve

2 folhas de couve

Suco de 1 limão

100 ml de água

4 pedrinhas de gelo

 Bata tudo no liquidificador e delicie-se!

Eu sempre tomo sem açúcar ou adoçantes porque já me acostumei. Mas caso você não consiga, adoce com uma colherzinha de mel! 😉

Marina Bueno
Nutricionista (CRN 916081) formada na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, apaixonada por alimentação e vida saudável desde criança e em busca de um esporte para chamar de meu. Inquieta, curiosa, intensa… Não sou perfeita e também não sei tudo, mas espero que possamos sempre trocar muitas experiências!

TOPO
%d blogueiros gostam disto: