Tipo de Pisada… Um problema?!

por / quinta-feira, 19 setembro 2013 / Postado emVida de Corredor
corrida

corrida

 

Você sabe qual a sua pisada?! Hoje em dia falam muito em tipo de pisada, tênis de correção de pisada, pisada certa ou errada… Dá pra ficar perdido, né?! A corrida se popularizou e por isso, é muito fácil ouvir alguém falando que se deve fazer isso ou aquilo, usar a tecnologia tal, treinar assim ou assado. É informação demais, meu povo!!! A cabeça chega a dar um nó!!! Mas hoje, quero falar um pouquinho sobre pisada. A intenção não é explicar tecnicamente, mas sim contar a minha experiência e falar um pouquinho do que aprendi!

Há muito tempo atrás, numa galáxia muito distante, eu acreditava nos vendedores de tênis e escolhia sempre o tênis mais bonito (quem nunca?). Dá para imaginar a quantidade de roubadas, né?! Bom, um dia eu resolvi que queria um tênis novo para dar um gás a mais nos treinos, afinal estava sem objetivos, naquela vida parada… Tênis novo sempre ajuda!!! Fui a uma loja de esportes dessas que vendem de tudo e os vendedores juram entender de todos os esportes… Furada?! No meu caso, era muita inocência!!! O vendedor (sabe tudo) me pediu que andasse um pouquinho na loja, depois pediu que eu desse um trotezinho e professou: sua pisada é pronada (ui!)!!! Me ofereceu um tênis lindo e caro e eu fui toda saltitante para o caixa com o cartão de crédito em punho.

Comecei os treinos com o novo par de tênis e me apaixonei… Cerca de 1 mês depois, tive uma torção no joelho esquerdo e fiquei uns 8 meses sem correr. Culpa do tênis?! Não… Me machuquei fazendo qualquer coisa que não fosse corrida! Mas quando voltei aos treinos, passei a sentir dores na panturrilha e nos calcanhares. Pensei que fosse por causa do tempo parada e continuei. Até o dia em que quis um tênis novo e o mais bonito era de pisada neutra!!! Percebi que com o tênis neutro, não sentia dores. Como os dois eram de marcas diferentes, coloquei a culpa na pobre da marca e saí falando mal dela por aí.

Um belo dia estava em uma corrida que tinha um scanner dos pés. Corri para a fila, fiz o teste e saí com um par de tênis novos de lá!!! A minha pisada era… NEUTRA!!! Nessa época, já tinha mais de 1 ano que aquele tênis pronador estava guardadinho no fundo do meu armário. Falta de orientação adequada faz isso!!! Quer saber algo com certeza?! Procure que sabe!!! Ainda não sabe a sua pisada?! Use tênis neutros!!!

Scanner dos pés Scanner do pé

Você pode pesquisar na internet, ler artigos, revistas e afins, pode encontrar muitas informações sobre o assunto, pode pensar que é muito simples, mas nada substitui a avaliação de um profissional. Depois do tal scanner dos pés, perguntei ao meu ortopedista sobre tipos de pisada e depois de me dar uma aula daquelas, ele confirmou a minha pisada neutra e riu muito do tal “diagnóstico” de pisada pronada! Hoje, é cômico, mas já foi triste esse caso!

Hoje, várias lojas oferecem scanner dos pés e outros tipos de testes. Cabe a você confiar ou não! Se não dá para procurar um profissional, fique com os tênis neutros!!! Quer investigar mais? Leia muito, observe seus tênis, analise seus pés. Vou deixar uns desenhos sobre o tal teste de pisada, mas acredite, nada melhor do que ser avaliado por um profissional!!!

testpisada tipo-de-pisada3

Tipos de Pisada

Aline Oliveira
Apaixonada pela vida, por esportes, pessoas e suas histórias. Curiosa sobre o mundo e eterna aprendiz. Depois de anos proibida de praticar os esportes que amava devido a um probleminha nos joelhos, resolvi me arriscar. Não aceitei largar a corrida e hoje sou uma corredora muito feliz!!!

TOPO
%d blogueiros gostam disto: