Refrigerante… Veneno ou Felicidade Engarrafada?!

por / sexta-feira, 14 agosto 2015 / Postado emSaúde é tudo
Refri Pode?

Nos meus textos, venho falando de alimentos que trazem inúmeros benefícios ao organismo, aqueles alimentos com propriedades importantíssimas, dotados de vitaminas e minerais essenciais á nossa existência. Porém, esses alimentos que deveriam ser a principal fonte de nutrientes numa rotina alimentar, são a minoria. A correria do dia a dia, a comodidade, ou até a preferência dos consumidores fazem a industria alimentícia (que não está nem aí para a sua saúde e só pensa em lucrar) ganhar mais uma vez. Hoje estou aqui para falar de um mal presente na alimentação de muitas pessoas: o Refrigerante. E você que está aí se orgulhando por tomar só refrigerante light ou zero para não comprometer sua dieta, saiba que está extremamente enganado!

Refrigerante

Felicidade engarrafada… Será???

Os comerciais na televisão são maravilhosos, combinam aquele barulhinho da garrafa de refrigerante sendo aberta com alimentos mais saborosos ainda! Você já percebeu como é facilmente manipulado pelas propagandas? Elas despertam em você uma vontade quase incontrolável de correr para o comércio mais próximo e comprar uma garrafa ou lata daquelas. Não vou dizer que não é saboroso, obviamente é, até porque, para nós que somos acostumados com o sabor doce e alimentos extremamente adoçados desde a infância, é difícil não sentir prazer tomando uma bebida que contém de 7 a 10 colheres de açúcar em uma ÚNICA LATA!

Refrigerantes e o Açúcar

Para você tentar resistir a esse veneno, minha estratégia nesse momento é mostrar a você o quão maléfico o consumo desse produto pode ser para sua saúde, seja a curto ou em longo prazo. Pessoas mais sensíveis sentem o desconforto ao tomar um único copo de refrigerante, outros só conseguem enxergar após anos de consumo intenso. Fato é que esses efeitos aparecerão algum dia, como tudo aquilo que não é saudável e se consumido desenfreadamente , levando um prejuízo ao organismo e à saúde no geral.

O refrigerante tem um excesso de sódio, principalmente nos light e zero. Não preciso dizer que para os hipertensos esse vem a ser uma grande preocupação, e aos não hipertensos, um risco de tornar-se. Ademais, há excesso de açúcar, cafeína, corantes artificiais, conservantes químicos, ácido fosfórico, excesso de gás e ácido.

O que isso significa? O excesso de gás dificulta a digestão, provoca sensação de inchaço. O excesso de ácido provoca irritação nas mucosas estomacais podendo causar feridas. Os corantes, principalmente o corante caramelo que dá cor à bebida, é cancerígeno, substância até proibida em alguns países. Os adoçantes artificiais, além de serem acidificantes, dificultam a absorção de cálcio pelo organismo. Da mesma forma, o ácido fosfórico acelera a depleção de cálcio deixando ossos e dentes mais fracos. O xarope de milho, outro ingrediente dessa bebida, é um açúcar que aumenta a massa gorda e consequentemente o nível de triglicérides e colesterol. Os demais corantes, em excesso, podem causar danos nas atividades cerebrais, hiperatividade, dificuldade de concentração. O benzoato de potássio é um conservante que quando é quebrado em benzeno e exposto ao sol se torna altamente cancerígeno.

Percebe a bomba que você está ingerindo a cada gole? Sem contar que o refrigerante aumenta a produção de dopamina quando é consumido, tem o efeito similar ao de uma droga, e é realmente viciante. O que quer dizer que é por esse motivo que é tão difícil largá-lo. Pesquisas recentes ainda relacionam o consumo de refrigerante ao maior envelhecimento, os seus efeitos negativos no organismo se assemelham ao cigarro.

perigos.refrigerante

Se você queria um motivo para parar, eu te dei vários! Basta olhar o rótulo, na lista de ingredientes desse produto terá várias dessas substâncias descritas por mim, ou até mais! Não espere os primeiros sintomas, previna-se. Deixe o refrigerante no máximo para as datas muito restritas quando não tiver outra opção, ou melhor, largue-o para sempre!

Marina Bueno
Nutricionista (CRN 916081) formada na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, apaixonada por alimentação e vida saudável desde criança e em busca de um esporte para chamar de meu. Inquieta, curiosa, intensa… Não sou perfeita e também não sei tudo, mas espero que possamos sempre trocar muitas experiências!

TOPO
%d blogueiros gostam disto: