Peso X Gordura Corporal

por / sábado, 21 setembro 2013 / Postado emSaúde é tudo
Peso Igual Corpo Diferente

Nesse mundo globalizado, toda hora surge uma informação nova! Quem vive ligado, acaba sendo bombardeado por infinitas informações o tempo todo. Dá para enlouquecer em meio a tantas novidades, teorias que caem a todo tempo, pesquisas novas e talzs. Antigamente, as pessoas se preocupavam com o peso, de uns tempos para cá, passaram a se preocupar com o percentual de gordura e, acabo de descobrir que o que realmente importa é o Peso de Gordura Corporal!!!

Vamos lá! Vou tentar explicar de forma rápida cada tópico e espero não dar um nó na cabeça de vocês!!! Uma pessoa pode pesar pouco e ter excesso de gordura corporal. Como a gordura ocupa mais espaço que os músculos, mas é bem mais leve que eles, a pessoa pode ter baixo peso e não ser magra! Eu mesma já pesei 6kg a menos, vestindo um número a mais!!!  Vejam só a diferença entre o volume de músculo e de gordura:

gordura

Comparativo de Gordura Corporal

Sabido isso, passamos a nos importar mais com o percentual de gordura corporal! O que seria o percentual de gordura corporal?! Bom, esse percentual, como o próprio nome diz, é uma proporção da relação entre a quantidade de Massa Magra e a quantidade de Massa Gorda. Quanto menos gordura melhor, certo? Passamos a nos preocupar muito em queimar gorduras e ganhar músculos.

tabela_percentual_gordura

Percentual de Gordura

Agora, pensem comigo! Se eu ganhar mais músculos e não perder nem 1g de gordura, como fica o percentual de gordura corporal? Esse percentual diminui também, certo? Isso mesmo!!! É possível reduzir o percentual de gordura corporal sem que você perca nada de gordura!!! Basta ganhar músculos!!! Então, qual medida usar?! Bom, o ideal seria acompanhar o peso da Massa Magra e o peso de Massa Gorda! Dessa forma, teremos os seguintes valores de referência:

Peso da Gordura Corporal

Homens atléticos < 6 kg

Mulheres atléticas < 8 kg

Homens em forma – 7 a 12 kg

Mulheres em forma – 8 a 10 kg

Homens limite de saúde – 13 a 18 kg

Mulheres limite de saúde – 11 a 14 kg

Homens estado de obesidade > 19 kg

Mulheres estado de obesidade > 15 kg

Mas a verdade é que a dica mais importante é: quanto mais músculos você tiver, mais calorias seu corpo vai gastar durante o dia e mesmo em repouso absoluto! Isto é: quanto mais músculos você tiver, menos calorias você precisará cortar da sua alimentação!

O que muda com menos gordura

Aline Oliveira
Apaixonada pela vida, por esportes, pessoas e suas histórias. Curiosa sobre o mundo e eterna aprendiz. Depois de anos proibida de praticar os esportes que amava devido a um probleminha nos joelhos, resolvi me arriscar. Não aceitei largar a corrida e hoje sou uma corredora muito feliz!!!

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