Musculação é realmente preciso?

por / quarta-feira, 18 setembro 2013 / Postado emVida de Corredor
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Músculos

É comum vermos corredores que têm na corrida a única atividade física. Tudo bem que esse é um ótimo esporte, mas para correr melhor, é preciso investir em bons treinos de musculação também! Musculação? Isso mesmo!!! Já percebeu que jogadores de vôlei, de futebol, tênis ou qualquer que seja o esporte, sempre fazem musculação? Se não percebeu ainda, pode pesquisar! Atletas sempre fazem algum trabalho de reforço muscular. E aí você me diz: Mas eu não sou profissional! Mas quer correr melhor, certo? Então, vambora pra musculação!!!

Se você já faz musculação, é muito importante também que os seus treinos estejam sincronizados para que uma modalidade não atrapalhe a outra! Conversar com um profissional é sempre a melhor recomendação! Músculos fortes e resistentes ajudam muito no desempenho nas pistas! Vamos levar a sério a musculação também? Atenção!!! Nem só de pernas vivem os corredores!!! É preciso também trabalhar membros superiores e o core para uma melhor sustentação da passada e principalmente da postura durante a corrida.

Musculação Musculação

Segundo Alexandre Hermes*, treinador de corrida e personal trainer, “a corrida é uma atividade de impacto que acomete em até 3x o peso do próprio corpo nas articulações, é preciso ter atenção redobrada em relação às tendinites, entorses e desgastes articulares, assim como as lesões por estresse. Aconselha-se um fortalecimento com profissional especializado, que tenha em mente seus anseios e respeite sua individualidade biológica e objetivos em relação à corrida. Musculação é fundamental.”  A musculação ajuda a prevenir lesões. No meu caso, que tenho joelhos problemáticos, a musculação foi recomendação médica! A verdade é que enquanto a minha musculatura não estiver bem fortalecida, estou proibida de correr. A corrida trabalha muito os membros inferiores e, por isso, muita gente pensa que não precisa de musculação. Mas não é bem assim… “um corredor deve ter  lombar, pernas e abdômen fortes. Seja qual volume de treino ele tiver. De Iniciantes a maratonistas.”

Muitos corredores têm medo de musculação, medo dos músculos pesarem muito e atrapalharem a performance nas pistas. A recomendação pra os corredores é a seguinte: é preciso ser forte para melhorar a resistência, mas também é preciso ser leve para imprimir velocidade. Como faz isso?! Com acompanhamento profissional! Um bom treinador vai te orientar para que os seus treinos sejam compatíveis com os seus objetivos. Uma boa conversa é primordial para alinhar metas e melhorar performance, mas avaliação física também é muito importante! Vambora correr?!

Mulher Correndo

 

*Alexandre Hermes é treinador do Hermes Grupo de Treinamento e Encontros de Corrida, Personal Trainer e Educador Físico na AMR – Associação Mineira de Reabilitação.

Aline Oliveira
Apaixonada pela vida, por esportes, pessoas e suas histórias. Curiosa sobre o mundo e eterna aprendiz. Depois de anos proibida de praticar os esportes que amava devido a um probleminha nos joelhos, resolvi me arriscar. Não aceitei largar a corrida e hoje sou uma corredora muito feliz!!!

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