Limão: o elixir da vida

por / sexta-feira, 26 junho 2015 / Postado emSer Saudável é uma Delícia
limão

Estou aqui mais uma vez para falar de um alimento comum, barato e dotado de muitas substâncias boas para a nossa saúde. Admito que sou uma nutricionista que tem uma queda por esse tipo de alimento, pois não aceito facilmente quando falam que comer bem é muito caro… Pessoal, comida de verdade não custa caro!!! E, além disso, o que vale mais? Gastar um monte de dinheiro com fast food e mais tarde com remédios, exames, reabilitações, hospital ou com comida de verdade? Sem contar o impacto que esse hábito prejudicial causa na sua vida, e quanto mais você se acostumar a ele, mais difícil será quando você precisar fazer uma mudança, pois esta terá que ser drástica.

De fato, “puxando a sardinha’’ pra um alimento de verdade, que eu particularmente adoro, hoje falarei do LIMÃO. Muitas vezes confundido pelo seu sabor azedo e por suas propriedades ácidas, por vezes deixado de lado por quem acha que ele faz mal para o estômago, ou que ele descalcifica e enfraquece o organismo, estou aqui para combater todas essas inverdades sobre o limão. Pesquisas comprovam sua ação benéfica, e vão além, testando até o seu efeito na redução da glicemia (açúcar no sangue), consumido no momento que antecede as refeições, para melhorar a tolerância à glicose e controlar o estímulo da secreção de insulina. E digo mais, não importa qual tipo; thaiti, siciliano, galego ou até nosso bom e velho limão “capeta’’, cravo ou o nome que você conhecer, todos eles trazem benefícios maravilhosos ao nosso organismo.

Imagem da Internet

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Começo pelo básico que todo mundo deve saber, a vitamina C que possui em sua composição (40 a 50mg/100gr de fruto), essa, traz benefícios para sua pele, deixando-a mais jovem e brilhante, agindo como um anti-envelhecimento e combatendo rugas e sinais. Além disso, a vitamina C tem sua contribuição essencial para a defesa do nosso organismo, e confere ao limão algumas propriedades antibacterianas. A característica que torna o limão um vegetal único na nossa alimentação, é o fato dele ajudar a neutralizar e eliminar toxinas do nosso organismo – seu efeito depurativo.

O limão pode, ainda, a ajudar a aliviar muitos problemas digestivos, pelas suas qualidades digestivas que ajudam a aliviar sintomas como náuseas e azia. Beber o sumo de limão regularmente ajuda nosso organismo a eliminar os desperdícios do corpo mais facilmente, agindo como um ajudante de limpeza. As pesquisas inferem que o limão estimula as secreções biliares e ajuda a metabolizar as gorduras, reforçando a função antitóxica e protetora do fígado.

Como se ainda fosse pouco, o limão contém também vitaminas do grupo B (B1, B2 e B3), provitamina A (caroteno) presente na casca, vitamina A, presente no sumo, vitamina E, e diversos minerais como potássio, magnésio, cálcio, fósforo, cobre, zinco, ferro e magnésio, que reforçam o sistema imune ao potenciar a atividade dos glóbulos brancos. E uma dica considerável para os vegetarianos, é que se consumido após as refeições que contenham alimentos com ferro (providos de alimentos de origem vegetal), ele ajuda a aumentar a absorção desse mineral, prevenindo as anemias. A pectina é outro componente importante do limão, é uma fibra solúvel que encontra-se majoritariamente na casca e pode auxiliar na diminuição dos níveis do colesterol ruim no sangue.

Por todas essas razões, é indispensável a sua ingestão diária. Tomado pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do café da manhã), descongestiona e desintoxica o organismo e, se usado com regularidade, o indivíduo costuma ver um efeito até no emagrecimento.

Dica da Nutri: comece o dia consumindo 1 limão espremido em um pouquinho de água. O pH do limão, super ácido, é uma forma muito interessante de estimular a alcalinização intestinal. Em outras palavras, isso ajuda a deixar o nosso processo digestivo mais eficiente, melhora nossa microbiota intestinal, diminui os gases e a o estado inflamatório do nosso organismo. Sempre lembrando que: NÃO existem milagres, tudo isso deve ser associada à uma dieta equilibrada e prática de exercícios físicos!

Receitinha da Aline:

Foto Ilustrativa retirada da Internet

Foto Ilustrativa retirada da Internet

Creme de Limão Low Carb High Fat

500ml de creme de leite fresco

Suco de 3 limões (eu prefiro limão cravo/ “limão capeta”)

3 colheres de sopa de açúcar de côco

Modo de preparo:

Bater o creme de leite com o açúcar de côco na batedeira até que atinja a consistência de chantilly. Acrescentar o suco de limão, misturar delicadamente e levar à geladeira. Servir com raspas de limão.

* Eu, particularmente, gosto de servir com um ganache de chocolate 70% muito simples: derreta o chocolate e acrescente um pouco de creme de leite. Faça uma camada de creme de limão, uma de ganache e outra de creme. Simples e gostoso! Caso não queira usar chocolate, você pode servir com uma farofinha de nuts!

Marina Bueno
Nutricionista (CRN 916081) formada na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, apaixonada por alimentação e vida saudável desde criança e em busca de um esporte para chamar de meu. Inquieta, curiosa, intensa… Não sou perfeita e também não sei tudo, mas espero que possamos sempre trocar muitas experiências!

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