Leveza é “o” conceito!

por / quarta-feira, 14 maio 2014 / Postado emVida de Corredor
Leveza

Leveza

Temos lido, visto e ouvido por aí, a todo tempo sobre os tais tênis minimalistas. Vejo muita gente ainda perdida em meio a tantos lançamentos e tantas opiniões divergentes. Confesso que já fiquei muito perdida também, já tive dúvidas infinitas e ainda tenho várias! Mas como boa curiosa, tenho consumido todo tipo de informação que aparece e tenho aproveitado, principalmente, as conversas descontraídas com outros corredores para entender mais um pouquinho e fazer escolhas mais assertivas.

Bom, o que não se pode negar é que a palavra de ordem na corrida agora é LEVEZA! Isso mesmo! “Se não for leve, que a vida leve…” As marcas estão enlouquecidas, gastando milhões em pesquisas e novas tecnologias para se apegarem ao conceito de Leveza! Se você gosta de observar lançamentos de tênis, já viu que vários modelos têm sido lançados falando da diminuição de alguns gramas! Pois é, os tênis também tem feito dieta!!! Ha ha… O conceito mais falado tem sido a leveza de materiais, tecnologias de adaptação de pisada, diminuição de costuras. Não é só você que quer ser leve! Seus futuros tênis também!!!

Nem só de minimalismo vive o mercado de corrida! Os tênis minimalistas tiveram com tudo na temporada passada! Falou-se muito sobre a sensação de correr descalço, a forma de aterrissagem no solo quando se corre sem tênis com calcanhares reforçados e mudanças na biomecânica da corrida (assunto para outro post). Muita gente correu para comprar esses tênis, muita gente se dispôs a reaprender a correr, muita gente se lesionou e muita gente amou a sensação de correr descalça e não quer outra vida! Bom, tem gosto para tudo, tem corredor para todo tipo de lançamento e de ideias novas! Ainda bem!

Correr na Areia

Confesso que essa onda de correr descalço quase me pegou! Se não fosse a resistência do meu ortopedista, talvez eu já estivesse na onda da “corrida natural”! Sempre simpatizei com essa corrente! Até tentei correr descalça (na areia) e adorei! Mas meu ortopedista veio com um discurso totalmente contra por causa dos meus joelhos e eu resolvi ouvi-lo. Ok, ok! Fico então com o meu tênis magrinho (até ele fez dieta), que nesta temporada, está cerca de 20g mais leve (isso mesmo) e um outro modelo um pouco mais magrinho que eu resolvi experimentar! Não são tênis minimalistas, porque ainda busco certo amortecimento para os meus joelhos, mas são os tênis de sempre que estão um pouco mais leves! Dizem que quanto mais leves os tênis, melhor o desempenho. Acredito bem nisso e, além de tênis mais leves, também quero estar mais leve para encarar os próximos desafios e melhorar meu desempenho. Afinal, quem não quer ser melhor do que ontem?!

Tênis

Algumas opções:

1 – Prorunner 17 (minha paixão! Uso desde o 10): esta versão “emagreceu” 20g e o feminino pesa em média 220g;

2 – Sayonara (minha última aquisição): o feminino pesa em média 210g, é um pouco mais baixo que o Prorunner;

3 – Flyknit Lunar 2 (futura aquisição): conceito de leveza, mas com um solado de responsa, pesa cerca de 230g o feminino;

4- Vibram: não “calçou” o meu pé, mas é o mais minimalista do mercado. Esse modelo (KSO) pesa cerca de 153g.

Amei essa onda de leveza!!! Se for para correr leve, que seja com tênis leves, roupas leves, tecnologias leves!!! Viva a leveza!!! Viva essas novidades que nos deixam enlouquecidos!!! Que possamos correr leves, viver leves!!! E vamos lá, firmes na dieta! Eu e os tênis!!! He he…

Aline Oliveira
Apaixonada pela vida, por esportes, pessoas e suas histórias. Curiosa sobre o mundo e eterna aprendiz. Depois de anos proibida de praticar os esportes que amava devido a um probleminha nos joelhos, resolvi me arriscar. Não aceitei largar a corrida e hoje sou uma corredora muito feliz!!!

TOPO
%d blogueiros gostam disto: