É preciso ser magro para correr?

por / sábado, 19 julho 2014 / Postado emVida de Corredor
Imagem da Internet

Todo corredor tem que ser magrinho? Nunca acreditei muito nisso, apesar de ter começado a correr sonhando com um shape bem sequinho! Dias atrás, recebi um e-mail que dizia: “queria correr longas distâncias, mas sou gordinho e muito lento. Já corri provas de 5 e 10km, queria correr uma Meia Maratona, mas todos riem quando eu digo isso.” Pensei: eu não sou magrinha, corri uma prova de 21km muito acima do peso, emagreci um pouco e bati o meu recorde pessoal na Meia Maratona  e vivo sonhando em correr uma Maratona. Por que alguém se acharia no direito de rir dos sonhos alheios?

Em relação à corrida, nunca fui a mais rápida, mas nunca disse que queria ser a melhor corredora do mundo, só disse que quero correr provas longas! No começo, pensava que correr não era pra mim porque era gordinha, não tinha velocidade, me cansava muito rápido. Com o passar do tempo, vi gente de todo tipo correndo e entendi que bastava querer e treinar a sério! Claro que quanto mais leves estamos, mais fácil se torna o exercício. Já li em algumas publicações que a cada quilo perdido na balança, seu tempo numa corrida de 10km pode diminuir cerca de 1 minuto.

Como a maioria dos corredores, comecei a correr porque queria perder um pouco de peso. Com corrida e dieta, eliminei cerca de 32kg ao longo 6 anos. Bastante peso! Com um corpo mais magro, correr realmente ficou menos difícil, mas fácil, nunca achei!

Em 2012, corri minha primeira Meia Maratona. Treinei com seriedade, me alimentei corretamente e perdi bastante peso na preparação para a prova. Mas como a vida não é perfeita, 2 meses antes da prova lesionei meu joelho, tive um problema de saúde bem sério e desisti de correr. Desisti só por umas 2 semanas! Mas engordei uns bons quilos nesse tempo por ter largado a dieta e por conta de um tratamento hormonal. Resultado: estreei bem gordinha! Mas corri a prova mais feliz da minha vida! Corri uma prova libertadora!

Já em 2013, resolvi comemorar os meus recém completados 30 anos em outra Meia Maratona. Corri a distância no Rio de Janeiro, com o visual mais lindo do mundo! Confesso que não estava na minha melhor forma! Não havia me preparado o suficiente para a distância, não treinava corrida com regularidade, mais uma vez, por causa dos meus joelhos, mas investia em outros tipos de exercícios para não perder o condicionamento. Estava visivelmente mais magra, apesar do peso na balança não estar tão diferente de 2012! Havia perdido muita gordura, mas ganhado muita massa magra! O manequim havia diminuído 2 números, a disposição para correr era bem melhor e, apesar da falta de treinamento de corrida, fui muito mais confiante para a prova! Cansei bastante e pensei em desistir no km 10, mas segui em frente e terminei a prova num tempo bem menor do que em 2012!

Golden Four BH 2012 X Meia Maratona do Rio 2013 - Apenas 2kg mas uma grande diferença!

Golden Four BH 2012 X Meia Maratona do Rio 2013 – Apenas 2kg mas uma grande diferença!

Até começar a escrever esse texto, acreditava ter diminuído 10 minutos no meu tempo final da Meia Maratona e estava mais do que feliz com isso. Hoje, chequei os tempos oficiais e acabo de descobri que baixei 17 minutos (!) na distância! Caramba! Menos tempo de treinamento, uma lesão muito mais séria, uma prova bem mais sofrida e um tempo muito menor.

Emagrecer ajuda?! Eu acredito muito nisso! Mas não é só emagrecer. É treinar, nutrir bem o seu corpo, cuidar da sua saúde. É possível correr sendo gordinho? Tudo é possível quando a gente quer muito e se dedica! Correr emagrece? Nem sempre, só se você quiser emagrecer!

Tenho amigos gordinhos que correm Maratonas, conheço triatletas que estão bem acima do peso. Em 2010 estava em Buenos Aires na data da Maratona e resolvi assistir a prova. Cheguei bem atrasada e vi muitos gordinhos terminando a prova. Eram muitos mesmo! Fiquei bem assustada com aquela cena e foi ali que comecei a pensar que era possível enfrentar os 42km!

Correr acima do peso é mais difícil, mas não é impossível! Querido leitor, não desista do seu sonho! Não se deixe afetar pelo que os outros dizem! Você tem que ACREDITAR, dar o seu melhor, se dedicar! Feito isso, nada te segura, garoto! Gordinho ou magrinho, correr é para você que ama o esporte! E vamos que vamos!!!

 

Aline Oliveira
Apaixonada pela vida, por esportes, pessoas e suas histórias. Curiosa sobre o mundo e eterna aprendiz. Depois de anos proibida de praticar os esportes que amava devido a um probleminha nos joelhos, resolvi me arriscar. Não aceitei largar a corrida e hoje sou uma corredora muito feliz!!!

TOPO
%d blogueiros gostam disto: