Desintoxicar é preciso…

por / sábado, 23 novembro 2013 / Postado emSaúde é tudo
detox

Há um tempo contei sobre o meu processo de emagrecimento e que venho mantendo o peso já faz um tempinho… Pois é! Venho mantendo o mesmo peso há 13 meses!!! Muitos dirão: parabéns!!! Mas não é bem assim! Continuo treinando forte, controlando a alimentação e deveria estar perdendo gordura! Mas não estou!!! O que há de errado? O que eu devo fazer? Por que meu corpo insiste em não mudar? Voltei a ter algumas alergias alimentares, as espinhas voltaram com tudo e eu não estava entendendo nada! Até que uma amiga me sugeriu fazer uma Detox e eu me propus a pesquisar mais sobre o assunto!

O termo Detox está na moda e vocês já devem estar cansados de ouvir falar em detox disso ou daquilo. Bom, vamos lá! Com essa vida corrida e desregrada que costumamos levar, acabamos ingerindo alimentos que podem ser tóxicos para o nosso organismo. O costume de ingerir alimentos industrializados cheios de corantes e conservantes, legumes e verduras repletos de agrotóxicos, açúcar refinado, sódio e infinitas outras coisas que vão se acumulando no nosso organismo, um dia pesam no nosso corpo! Acabamos entrando em desequilíbrio e aí aparecem sintomas como alergias (totalmente o meu caso), insônia (já faz um tempinho que não tenho), cansaço permanente, retenção hídrica (tenho demais), acne (muito eu), alterações de humor, TPM, doenças do fígado e muitas outras coisitas!!! A tal da detox vai ajudar a minimizar tudo isso!!! Pele, corpo e cabelos impecáveis?! Vamos ver!!!

Alimentos

Pois é! Resolvi fazer uma detox séria!!! Não era para emagrecer horrores e entrar num vestido ou calça, não era para encarar o biquíni naquela praia paradisíaca, não era para ser a nova musa do pedaço (ui ui…)! A intenção era simplesmente  tentar me ver livre dessas alergias, dar um tapa nesse metabolismo estagnado e preparar o meu corpo para uma nova fase alimentar!!! Foram 5 dias sem glúten, lactose (sou intolerante e já sei há uns 17 anos), açúcar (já não como há tempos!), sal (vontade de morrer!) e sem proteína de origem animal (socorro!!!). Um curto período, acredito que não mata ninguém  e não é que o meu organismo reagiu bem?! Durante esses dias, apenas exercícios leves (fiz só musculação!) e muita disciplina!!! Na próxima semana, volto aos treinos (com muita vontade) e começo o novo cardápio seca gordura e melhora performance!!!  Vamos ver no que dá!!!

Medidas

Curiosos sobre os resultados?! Vamos a eles!!! As espinhas começaram a secar, o inchaço que sempre sinto ao final do dia foi bastante minimizado, só senti falta de sal na comida nos 2 primeiros dias (confesso que até gostei da comida sem sal), o intestino (que estava mais do que preguiçoso) passou a funcionar bem até demais e a questão das alergias, só vou saber a longo prazo!!! E o peso?! Bom, me pesei todos os dias de manhã e me assustava sempre!!! Eu que estava há 13 meses com o mesmo peso, vi o ponteiro da balança baixar… Sério!!! Em apenas 5 dias, lá se foram 2,4kg!!! Agora, de verdade, não sei se essa perda de peso é tão real… Calma, vou explicar!!! Tudo bem que o corpo elimina muitas toxinas e isso realmente pode ajudar na diminuição do peso, mas para alguém que leva a musculação tão a sério, a diminuição no consumo de proteínas pode gerar perda de massa magra (Nossa Senhora das Marombeiras Desesperadas, rogai por mim!) e isso não é legal. Mas isso eu só vou saber com certeza, quando fizer outra bioimpedância (no próximo mês)! Perdendo músculos ou não, os efeitos foram muito mais positivos do que negativos!!! Amei!!! Mas esse tipo de dieta não pode ser repetido a todo momento!!! Consulte o seu nutricionista sempre!!!

Vou colocar o meu cardápio dos 5 dias para vocês entenderem melhor como essa dieta funciona na prática, mas não se esqueçam de que eu não sou nutricionista e que esse tipo de dieta é individual!!!

Café da manhã : Suco Verde (nenhuma novidade na minha rotina)

Suco Verde

Receitinha do meu novo Suco Verde (paixão total!!!)

2 folhas de couve

2 raminhos de salsa ou um punhado de espinafre

1 inhame pequeno (odiava com todas as forças… mas no suco, amei!!!)

Suco de 1 limão

2 fatias grossas de abacaxi (congelo o abacaxi… nesse calor, é tudo!!!)

1 pedaço de gengibre (eu gosto de muito! Coloco 3 ou 4 cm)

150ml de água de côco

Bate tudo no liquidificador e está pronto para beber!!! Delicioso!!!

Lanche da Manhã: 1 fruta (kiwi, pêra, 2 fatias de melão ou morangos)

Almoço: Arroz Integral com açafrão, legumes cozidos e cogumelos refogados no azeite com alho e cebola.

Legumes: beterraba, cenoura, abobrinha, inhame, couve de bruxelas. A cada dia, escolhia 2 tipos de legumes e cozinhava no vapor.

Lanche da tarde: 1 banana (todos os dias eu comi banana à tarde porque servia como pré-treino).

Lanche da tarde 2: Mix de castanhas (5 amêndoas, 1 castanha do pará, 3 castanhas de caju no caminho para a academia).

Jantar: Sopa de abóbora com cogumelos, cebola, alho e ervas (servia com muita pimenta).

Ao longo do dia, tomava os 3 litros de água habituais e 1l de chá de hibisco (cafeína é proibida também nessa fase!).

No primeiro dia, senti muita fome… Mas no meio da tarde, havia descoberto que era uma fome psicológica (ui!) e assim que comecei a racionalizar em cima dessa fome, ela passou! Os dois primeiros dias são difíceis porque o corpo pede todos aqueles alimentos com os quais estava acostumado! Por mais que a minha alimentação já fosse equilibrada, muitos alimentos ficaram de lado nesse período!

Desse período, quero continuar com alguns hábitos! Amei tomar sopa todos os dias no jantar e quero continuar, vou reintroduzir o sal, mas apenas quando necessário (na carne, por exemplo), frutas nos lanches foi muito bom e quero continuar (mas vou inserir uma fonte de proteína)  e resolvi evitar carnes vermelhas (sempre comi muito). Agora, é começar uma nova fase de alimentação e voltar à corrida, spinning e natação!!!

Vamos que vamos!!!

desintoxique-se

Aline Oliveira
Apaixonada pela vida, por esportes, pessoas e suas histórias. Curiosa sobre o mundo e eterna aprendiz. Depois de anos proibida de praticar os esportes que amava devido a um probleminha nos joelhos, resolvi me arriscar. Não aceitei largar a corrida e hoje sou uma corredora muito feliz!!!

TOPO
%d blogueiros gostam disto: