De vilão a mocinho… Ovo!!!

por / quarta-feira, 16 outubro 2013 / Postado emSer Saudável é uma Delícia
Ovos

Queridinho dos marombeiros, recentemente promovido a mocinho e muito nutritivo!!! Hoje vamos falar do ovo!  Ele que já foi vilão, pode ser um grande aliado na sua dieta! Fonte de proteínas, aminoácidos e muitas vitaminas, o ovo é um alimento barato, facilmente encontrado e muito versátil!  A gema possui as gorduras boas que são necessárias a nosso organismo (monoinsaturada e ômega 3) e elas ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, trazendo saciedade. Já na clara, você encontra leucina, que é um aminoácido que evita a perda de massa magra. Ou seja, consumindo ovos regularmente, além de controlar a fome, você consome um alimento rico em nutrientes.

Na gema você encontra vários nutrientes, como as vitaminas A, do complexo B, E, K, D, zinco, ferro e selênio. Substâncias antioxidantes que ajudam a equilibrar o organismo e combater o envelhecimento precoce das células. Além disso, o ovo apresenta colina, um nutriente essencial para a saúde do cérebro e que contribui para formação de novos neurônios. Por essa razão, o consumo de colina é indicado na prevenção das doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. A Leucina, presente na clara, é um aminoácido que ajuda a manter a massa magra, diminuindo espaço para a gordura. Vários suplementos nutricionais para atletas levam tal ingrediente, que é usado para minimizar os riscos de perda de músculos. E quanto mais músculos seu corpo tem, mais calorias ele queima. Isto é, o ovo pode auxiliar nas dietas de emagrecimento!

Fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina (substância que está associada à sensação de bem-estar), o ovo espanta a fome como ninguém. Por ser fonte de proteína de alto valor biológico e rico em aminoácidos essenciais, a digestão fica mais lenta, o que ajuda no aumento da saciedade. A gema contém gorduras do bem – a monoinsaturada e ômega 3 – o que ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, evitando picos de insulina, que disparam o apetite e favorecem o depósito de gorduras.

Informações Nutricionais Ovo Informações Nutricionais

É, o ovo realmente é tudo de bom!!! Mas fique de olho no modo de preparo: sempre cozido ou mexido, nunca frito. Dê preferência ao ovo pela manhã pois isso faz com que você fique saciado, o que vai ajudar a consumir menos calorias ao longo do dia. Outra boa hora para consumi-lo é antes de sair para uma festa porque assim você fica mais saciado e evita um ataque às guloseimas. Após o treino, também é legal? Claro!!! Não é à toa que os marombeiros são viciados em ovos!!!

Mas agora, vamos à receita! Amo essa omelete e é uma ótima opção para fazer quando não estiver sozinho (rende muito)!!!

Omelete de Forno

Omelete Assado

Ingredientes:

6 claras

2 gemas

Sal e pimenta à gosto

Noz Moscada

2 colheres de sopa de Queijo Parmesão (opcional)

½ xícara de brócolis cozido picadinho

1 tomate médio picado em cubos

1 folha de couve fatiada

1 cebola picada em cubos

3 dentes de alho fatiados

Peito de Peru picadinho

2 colheres de sopa de cottage

Salsinha à gosto

1 Cenoura cozida picada em cubos

1 colher de café de fermento em pó

Óleo de côco para untar

Modo de preparo:

Bata as claras em neve, acrescente as gemas e os temperos e misture bem. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture os demais ingredientes, exceto o fermento e o parmesão. Assim que a mistura estiver bem incorporada, acrescente o fermento e despeje tudo no tabuleiro untado. Polvilhe o queijo parmesão ralado e leve a omelete ao forno por 20 minutos. Espete um garfo para ver se a omelete realmente está assada. Está pronta! Deguste!

*Você pode colocar frango, espinafre, azeitonas ou qualquer outro recheio da sua preferência! Basta ficar atento para não colocar alimentos que soltem muita água! Fica uma delícia acompanhado de saladas!!!

 

 

 

Aline Oliveira
Apaixonada pela vida, por esportes, pessoas e suas histórias. Curiosa sobre o mundo e eterna aprendiz. Depois de anos proibida de praticar os esportes que amava devido a um probleminha nos joelhos, resolvi me arriscar. Não aceitei largar a corrida e hoje sou uma corredora muito feliz!!!

TOPO
%d blogueiros gostam disto: