Cuidados com os Pés

por / segunda-feira, 05 maio 2014 / Postado emVida de Corredor
Cuidados com os Pés
Cuidados com os Pés

Cuidados com os Pés

Tenho certeza de que se saísse por aí perguntando qual a parte do corpo é considerada a mais importante para  correr, a resposta seria: os pés! Sendo os pés  tão importantes, como você tem cuidado deles? Já ouvi tantas vezes a seguinte frase: “não repare nos meus pés, sabe como é, pés de corredor”! Existe uma nova categoria de pés? O que seriam os tais “pés de corredor”?! Já me peguei pensando nisso inúmeras vezes e só cheguei à seguinte conclusão: os corredores não têm o costume de cuidar dos pés! Sério! Não vejo outro motivo para pés descuidados ganharem a fama de “pés de corredor”!

Claro que, de acordo com o treinamento e as provas podem surgir bolhas, perdermos unhas e talzs. Mas, para todos esses problemas,  existem cuidados! Não vou dizer que nunca tive nada nos pés! Já perdi a mesma unha 2 vezes, tive algumas bolhas e só! Nunca tive mais do que isso! Mas nunca deixei de cuidar dos meus pés! “Ah, ela tem muito tempo disponível, por isso tem tantos cuidados com os pés…” Na verdade, não!!! Sempre tive pés muito feios, talvez por isso, eu cuide tanto!!! rs rs

Bom, já falamos sobre correr com ou sem meias! Eu corro das duas formas! Treinos ou provas longas, sempre com meias! Sei que os pés sofrem um pouco mais nessas situações, então prefiro usar meias específicas para corridas. Observar o tipo de meia que será utilizado, ou mesmo o tipo de calçado, passar vaselina ou algum produto para prevenir bolhas, ajuda bastante. Não estrear um tênis novo no dia de longão ou mesmo dia de prova (pelo amor de Deus), fazem com que seus pés agradeçam!

Tá bom, mas no meio da prova tive certeza de que surgia uma bolha ou mesmo, quando tirei o tênis vi aquela coisa dolorida e brilhante no meu pé, como proceder? Se o bolha está ali, reluzente, sem ter estourado, não perfure ou estoure! Deixe ela quietinha no canto dela! Se puder, use sapatos abertos e deixe a bolha “respirar”! Ah, não posso trabalhar de sapatos abertos! Passe uma pomada antibactericida, cubra a bolha com uma gaze e use sapatos confortáveis! Estourar a bolha, deixa o local mais suscetível a infecções e isso não é legal! Lave o local sempre com sabonetes antibactericidas e aplique pomadas, caso ela esteja estourada! Ah, muito importante também: se a bolha estourar, não tire o restante de pele, deixe ali, quietinha! Já tem uma lesão no seu pé, você não precisa de uma infecção!!! Respeite o tempo da bolha (sarcástico isso, mas verdadeiro!) e tudo terminará bem!

Ah, o meu problema são as unhas que caem… Isso é chato mesmo! Fica feio, dá raiva, mas também passa!!! As unhas caem também pelo atrito com o calçado! Ou por fungos, mas aí é outro caso! Pensando no atrito com o calçado, como eu disse, enfrentei o problema duas vezes! Na primeira vez, não foi correndo, foi descendo o Pico da Bandeira e, na última vez, foi numa Volta Internacional da Pampulha. Ambas as vezes, tive tanta dor na unha, que tinha certeza de que ela cairia! Na primeira vez, tinha certeza de que quando tirasse a botinha, a unha já não estaria mais lá, mas ela estava e em perfeito estado! O que aconteceu então? Bom, comigo, nas duas vezes, tive bolhas embaixo da unha! Houve o trauma, doeu muito, mas a unha permaneceu intacta por umas 3 semanas! Até que a nova unha começou a nascer e derrubou a machucada (que até então parecia perfeita)! Espera por novas unhas: 2 meses! Demora!!!

Mas vamos ao lado prático! O que fazer quando a unha sofre um trauma? Já vi casos em que formou-se um hematoma sob a unha. Nesses casos, pode ser necessário drenar o sangue e para isso faz-se um pequeno orifício na unha. Não aconselho fazer isso em casa! Procure um dermatologista ou mesmo um podólogo! Caso não haja hematomas ou lesões aparentes, o tratamento é: deixar a nova unha crescer, não utilizar sapatos apertados ou mesmo desconfortáveis e evitar o uso de bases e esmaltes. Quanto mais a unha puder “respirar”, melhor para o seu crescimento. Normalmente, a nova unha “empurra” a machucada e em 3 semanas você já consegue cortar toda a unha velha. A nova unha demora de 6 a 8 semanas para se desenvolver completamente.

Ah, mas não só os cuidados com bolhas ou unhas caindo são necessários!!! Quer ter pés bem cuidados, macios e bonitos? Então, tem que cuidar!!! Afinal, correr sem os pés é algo bem complicado!!! Hidratar é fácil, rápido e pode custar pouco (dependerá das suas escolhas)! Você encontra várias opções de hidratantes para os pés no mercado, basta escolher!!! Usar cremes que contenham ureia ou manteiga de karitê ajuda muito! Se você não gosta do efeito “melado” de creme nos pés, hidrate sempre quando for dormir! Já na cama, passe uma boa quantidade de creme nos pés e aproveite para fazer uma automassagem! Faça desse momento, o seu relaxamento! Esqueça o stress do dia e cuide dos seus pés e da sua mente! Cuidar dos pés pode ser bom, muito bom! Ah, e não deixe de esfoliar os pés uma vez por semana! Isso é importante para retirar as células mortas, mandar para o espaço aquelas asperezas que aparecem! Não é demorado, também é um ritual gostoso e deixa seus pés macios e bonitos!!! Mantenha as unhas curtas, de preferência quadradas (evita que elas encravem) e lixadas.  Frequentar um profissional de podologia uma vez ao mês é muito? Ao menos um pedicuro a cada 30 dias, é legal!  Eu frequento semanalmente, mas já disse que gosto de cuidar bastante dos pés! Se não é o seu caso, faça o básico, mas não deixe de se cuidar! Afinal, ninguém merece ser obrigado a observar um pé feio e mal cuidado!!!

Esfoliar os pés é gostoso e faz muito bem!!!

Esfoliar os pés é gostoso e faz muito bem!!!

Chegou da corrida e os pés doem?! Um ritual que eu amo: encha uma bacia com bolinhas de gude, água morna e um  produto para escalda-pés. Coloque os pés na bacia e fique deslizando-os pelas bolinhas até que a água esfrie. Relaxa, desincha e é uma delícia!!! Ah, não tem nenhum escalda-pés?! Uma receitinha caseira deliciosa: coloque na água 2 colheres de sopa de sal grosso e folhinhas de eucalipto ou alecrim. Fica muito bom!!! Depois deste ritual, passe um creme relaxante para pernas e pés e fique um pouco com as pernas para cima! Você vai se sentir renovado!!!

Momento delícia do pós-corrida!

Momento delícia do pós-corrida!

Eu não gosto muito de indicar produtos, mas fiz uma listinha de alguns produtos que já usei e que sempre gostei muito! Não coloquei preços porque o de alguns varia bastante, mas na internet vocês encontram mais informações e esse tipo de detalhe. Tem desde o produto baratinho até o mais caro e, nem sempre, o mais caro é o melhor!!!

Produtos para os Pés

1 – Keep Feet (Pink Cheeks): mais conhecido como anti-casco (ha ha), em uma embalagem vem um poderoso exfoliante e na outra um hidratante delicioso e super eficiente. Minha nova paixão. Desenvolvido e testado por corredores e triatletas.

2 – Geleia de Vaselina (Vasenol): a boa e velha vaselina. Protege contra bolhas e assaduras. Pode ser usada em várias partes do corpo em que costumamos sofrer atrito. Usada por milhões de corredores e sem contra-indicações.

3 – Eucerin Creme para os Pés (Aché): creme super potente indicado pela minha dermato  para quando os pés estão muito secos. É indicado para pés ressecados, rachados e de diabéticos.

4 – Redless Coat (Pink Cheeks): spray lubrificante que melhora o deslizamento. Minimiza o atrito e a formação de bolhas. Comprei esse spray para melhorar aquela sensação de rala coxa (que muita mulher sabe o quanto é sofrida e doída), mas descobri que podia usar nos pés para minimizar bolhas e essa virou a função principal!

5 – Foot Works Creme de Hidratação Profunda para Pés Extra Secos (Avon): o próprio nome já diz tudo! Esse creme é bárbaro! E tem um cheirinho de menta delicioso e refrescante. Usei por anos e ainda uso de vez em quando. Sabe aqueles cremes que ficam ao lado da cama? Esse mesmo!!! Meus pais mantem no criado e eu acabo usando de vez em quando. Muito bom!!!

6 – Ekos Castanha Polpa Hidratante para os Pés (Natura): tem um cheiro delicioso e hidrata muito bem! Minha pedicure usa sempre e eu adoro! Não é aquela hidratação profunda, mas ajuda bastante!!! Cheiro gostos, cumpre seu papel e protege a natureza!!!

7 – Manteiga de Karité Orgânica (L’occitane): compro sempre a manteiga mesmo, pura! Serve como hidratante corporal, labial, para os pés e tem um cheiro delicioso! Além de hidratar, nutre intensamente a pele e protege. Antigamente, usava para tudo! Até que fui conhecendo outros produtos e deixando essa manteiga de lado (só por causa do preço).

8 – Lisa Pé (Bio Soft): usei durante muito tempo! Tem um cheirinho refrescante, é fácil de encontrar (farmácias e supermercados) e cumpre bem o seu papel. É uma ótima opção para quem começa a cuidar dos pés e ainda não sabe se conseguirá manter uma rotina de cuidados.

Fora esses produtinhos, amo a linha Pink da Granado! É uma linha para meninas e que tem todos os produtos para os cuidados com as unhas, mãos e pés! Como diz a Paula, para não deixar a “paquitagem “ de lado, uma linha toda rosa! Acabo usando muitos destes produtos também, porque ganhei esse kit há um tempo atrás! O cheiro é delicioso e os produtos realmente são bons!

kit_pink_granado02

Agora não tem mais desculpas para os tais “pés de corredor”!!! Quero ver todo mundo com pés lindos e bem cuidados desfilando pelas corridas!!! Vamos que vamos!!!

Aline Oliveira
Apaixonada pela vida, por esportes, pessoas e suas histórias. Curiosa sobre o mundo e eterna aprendiz. Depois de anos proibida de praticar os esportes que amava devido a um probleminha nos joelhos, resolvi me arriscar. Não aceitei largar a corrida e hoje sou uma corredora muito feliz!!!

Comentários

TOPO
%d blogueiros gostam disto: