Comilanças de Natal…

por / terça-feira, 24 dezembro 2013 / Postado emSaúde é tudo
IMG_28551733757519

ceia-de-natal-com-frutas_1

Que me desculpem os glutões, mas nunca entendi muito bem essa coisa das pessoas se acabarem de comer no Natal! Talvez seja porque não aprecio as comidas natalinas, talvez seja porque eu tenha pânico de ver pessoas comendo como loucas, talvez seja apenas porque eu não entenda como pode uma pessoa se controlar o ano todo e resolver se descontrolar em uma data específica! É óbvio que já me descontrolei diversas vezes! Afinal, já fui obesa! Mas nunca programei um descontrole alimentar! Se programar para comer muito não entra na minha cabeça!

Sentar-se à mesa ao lado de pessoas que amamos, deveria ser uma forma deliciosa de confraternização! No Natal, penso que o mais importante são as pessoas, a atenção que podemos dar a elas, a aura de amor que paira no ar. Mas o que mais vemos hoje, é uma desculpa para vários tipos de descontroles… As pessoas compram demais, se preocupam demais, comem demais e bebem demais! O Natal virou uma ode aos excessos!!! Por que isso?! Queria muito entender como tudo isso começou!

O que eu mais gosto do Natal é a chance de reunir as famílias, as brincadeiras, a loucura das crianças com a árvore, as expectativas! É a época em que encontro todos os meus tios, primos, sobrinhos… Na família da minha mãe, tem vídeo com a retrospectiva de todos os membros da família, já na família do meu pai, tem sorteio de brindes e muitas brincadeiras! Nas duas famílias, temos muitas crianças e observá-las é sempre muito bom! Nos dividimos entre as duas famílias e sempre dá muito certo! No Natal, as pessoas são mais amorosas, menos egoístas, mais receptivas!

À mesa, as pessoas são mais abertas, mais gentis! Eu amo estar à mesa, mas isso não é desculpa para exageros! Tenho visto e ouvido tanta gente preocupada com essas festividades e não entendo muito bem! Alguns, têm medo de não resistir às tentações e engordar; outros já sabem que querem mesmo é se entregar a uma orgia gastronômica e não querem ninguém para pegar no pé! Na verdade, penso que nenhum dos dois é correto! Tem vontade de comer, coma! Mas não exagere! Deguste! Sinta o sabor da comida, aproveite a companhia das pessoas! O segredo da felicidade é o equilíbrio! Tenho uma amiga muito espiritualizada que diz que o que engorda é a culpa! Segundo ela, enquanto se sentia culpada, foi gorda; parou de se culpar, a sentir prazer no ato de comer e hoje é magrela!!! É obvio que ela faz exercícios e não come como uma louca!!!

A minha dica é a seguinte: não vá deixar de aproveitar o seu Natal por medo de engordar! Mas também não vá deixar de aproveitar o seu Natal por excesso de comida!!! Tente equilibrar as coisas! Ama sobremesa? Invista na salada e carnes magras e coma a sobremesa sem culpa! Gosta de carnes gordas? Modere nos acompanhamentos! Passar o Natal preocupado, não está com nada!!! Aproveite a companhia das pessoas, abrace bastante, sorria mais, compartilhe experiências, divirta-se!!!

Festas de Fim de Ano

Exagerou no Natal? Faça exercícios, invista em alimentos leves! Não há mágica, o que existe é equilíbrio mesmo!!! Não fique se culpando! Essa grande festa só acontece uma vez ao ano!!!

Aline Oliveira
Apaixonada pela vida, por esportes, pessoas e suas histórias. Curiosa sobre o mundo e eterna aprendiz. Depois de anos proibida de praticar os esportes que amava devido a um probleminha nos joelhos, resolvi me arriscar. Não aceitei largar a corrida e hoje sou uma corredora muito feliz!!!

Comentários

TOPO
%d blogueiros gostam disto: