Cogumelos… Uma receita deliciosa!!!

por / quarta-feira, 02 outubro 2013 / Postado emSer Saudável é uma Delícia
Tipos de Cogumelos 2

Um tipo de alimento repleto de propriedades terapêuticas e que faz muito bem à saúde. Os cogumelos são aliados dos hipertensos e o segredo está na elevada concentração de potássio, um aliado natural que ajuda a controlar os níveis de pressão arterial. Este nutriente desempenha um papel importante no metabolismo celular e no funcionamento do sistema nervoso e muscular. Os cogumelos são riquíssimos em fibras solúveis. Componentes fundamentais para auxiliar o bom funcionamento do intestino, são valiosos para prevenir câncer de cólon e reto, que vêm aumentando assustadoramente a cada ano. Fornecem ainda vitaminas B1 e B2, que auxiliam o metabolismo energético e o fortalecimento da musculatura; vitamina C, um poderoso antioxidante que aumenta a resistência do organismo e melhora a absorção de ferro; fósforo, que juntamente com o cálcio ajuda a manter os ossos e dentes saudáveis e ainda é fundamental para absorção e transporte de diversos nutrientes; ácido fólico, substância com função regenerativa das atividades cerebrais, estimula a memória e previne contra doenças como o mal de Alzheimer e são importantes no tratamento complementar de câncer, lúpus, hepatite e HPV; e lipídios, responsáveis pela produção dos hormônios sexuais e que funcionam como reserva de energia do corpo. E ainda podem ser consumidos por todos, sem exceção.

Eles contêm vitaminas, fibras e minerais, mas é o alto teor proteico o carro-chefe nutricional do cogumelo. Tanto o shiitake como o shimeji contêm composição privilegiada de aminoácidos essenciais, que são aqueles nutrientes fundamentais para o metabolismo funcionar a pleno vapor e que o nosso corpo não sintetiza sozinho. Outra grande vantagem deles sobre a carne está na baixa quantidade de gorduras. Enquanto 100 gramas de contrafilé têm cerca de 13 gramas de gordura, a mesma quantidade de cogumelo não ultrapassa um grama.

Informações Nutricionais dos Cogumelos

 

Receita: Espaguete Integral com Mix de Cogumelos e Abobrinha

 

Espaguete Integral

 

Ingredientes:

400g de espaguete integral

1 cebola pequena picada em meias luas

1 Abobrinha italiana pequena cortada em meias luas

3 dentes de alho picados

1 colher de sopa de azeite

50g de Shiitake fatiado

25g de Cogumelos de Paris fatiado

25g de Shimeji

150g de patinho picado em tiras finas

10 castanhas do Pará grosseiramente picadas

Sal e pimenta do reino à gosto

 

Modo de Preparo:

Coloque o macarrão para cozinhar. Enquanto o macarrão cozinha, refogue no azeite o alho, a cebola e os cubos de patinho. Assim que dourar, acrescente os cogumelos e a abobrinha. Tempere à gosto. Tampe a panela e deixe cozinhar até que os ingredientes estejam macios (se necessário, coloque um pouco de água). Escorra o macarrão e sirva com o molho. Enfeite com as castanhas trituradas.

 

Rende 04 porções.

 

Aline Oliveira
Apaixonada pela vida, por esportes, pessoas e suas histórias. Curiosa sobre o mundo e eterna aprendiz. Depois de anos proibida de praticar os esportes que amava devido a um probleminha nos joelhos, resolvi me arriscar. Não aceitei largar a corrida e hoje sou uma corredora muito feliz!!!

TOPO
%d blogueiros gostam disto: