Barra de cereais: uma opção saudável?

por / sexta-feira, 12 junho 2015 / Postado emSaúde é tudo
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Frequentemente atendo pacientes que falam que mesmo fazendo tudo correto, não conseguem emagrecer, nem perder os quilinhos indesejados. Quando vamos esmiuçando sua rotina alimentar, detecta-se a presença de um alimento muito comum na dieta daqueles que pensam estar se alimentando bem: a barrinha de cereal. Algumas vezes, as pessoas substituem refeições por esse alimento, e/ou consomem várias durante o dia. Quando bate aquela fome, lançam mão desse produto para terem uma maior saciedade. Você é uma dessas pessoas? Qual a sua ideia sobre a barra de cereal?

Primeiramente é muito importante ressaltar que a barra de cereal é um alimento processado, industrializado, normalmente contém conservantes e corantes, portanto, esses já são fatores que merecem atenção. Quanto mais você tiver esse tipo de alimento incluído na sua rotina alimentar, mais você precisa se preocupar, pois a nossa alimentação ganha uma enorme qualidade quando deixa de se basear em produtos industrializados para ser substituído por produtos naturais. Então, será que tudo que aquela barrinha promete é o que contém? ‘’Zero açúcar’’, ‘’Rica em fibras’’, ‘’Contém colágeno’’, ‘’Sem glúten’’, ‘’0% de gordura’’, são chamadas muito frequentes nas embalagens. Como descobrir se isso é verdade? Basta ler o rótulo! As empresas tem o dever de declarar na lista de ingredientes, tudo que foi utilizado e na tabela nutricional, algumas quantidades dos nutrientes presentes nesses ingredientes. Esse é o primeiro passo!

Quando analisa-se um rótulo é importante ter uma visão bem crítica do que está escrito ali, comumente temos vários nomes de aditivos alimentares (edulcorantes, espessantes, adoçantes), que a gente lê, não sabe o que é e isso acaba passando batido, é nisso que a indústria ganha! A minha dica é a seguinte: quanto mais desses nomes estranhos constarem num rótulo, pior é esse alimento. Essas substâncias são quimicamente produzidas para dar características mais vistosas aos alimentos, mais maciez, uma cor mais chamativa, um aroma mais agradável, e com isso, mais artificial fica esse produto. Não preciso falar que o excesso dessas substâncias químicas causam, a longo prazo, prejuízos ao nosso organismo, não é?

Se a barra de cereal que você consome possui os seguintes ingredientes: AÇÚCAR, GLICOSE, FRUTOSE, XAROPE DE MILHO, MALTODEXTRINA, GORDURA DE PALMA, ÓLEO DE MILHO, POLIDEXTROSE, AÇÚCAR INVERTIDO, CORANTES CARAMELO INS150d, AROMATIZANTES, ANTIOXIDANTE LECITINA DE SOJA, FARINHA DE TRIGO (farinha branca) e/ou uma grande quantidade de gordura trans, jogue esse produto no lixo. Se o açúcar de adição no seu suco, no seu café do dia-a-dia, já traz um malefício e um ganho de peso considerável (levando à obesidade), imagina o que esses ingredientes ocultos consumidos várias vezes na semana podem causar? Além do que, eles estimulam o nosso organismo a produzir picos de insulina causando resistência à insulina, acúmulo de gordura no fígado, compulsão alimentar. Ademais, o objetivo de alguns, que é controlar a saciedade, consumindo essa barra, é perdido, pois em 1 hora você terá fome.

A conclusão é básica: alimentos que contém esses ingredientes devem ser evitados!!! Devem ser consumidos eventualmente! Há barras de cereal do bem? SIM! Aquelas que contém grandes quantidades de oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas…), frutas secas (uva passa, damasco), possuir alimentos integrais como aveia, linhaça, chia, amaranto, quinoa. Ter uma quantidade razoável de vitaminas e minerais, não ter aditivos químicos, uma quantidade de proteína igual ou superior a quantidade de carboidrato, e no mínimo 3 g de fibras. Outra dica válida: FAÇA sua própria barrinha! E importante: se for usar chocolate, USE no mínimo 40% cacau e desfrute dos benefícios!

Receitinha da Aline:

Barrinha de Tâmaras

Barrinha de Tâmaras

1 xícara de mix de castanhas (eu uso nozes, amêndoas e macadâmias)

12 tâmaras sem caroço

1 colher de sopa de semente de chia

2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar

Modo de preparo:

Deixe as tâmaras de molho em água filtrada por 30 minutos. Descarte a água e bata no processador todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Espalhar a massa em um tabuleiro coberto com papel manteiga e levar à geladeira por 30 minutos. Cortar no formato desejado e embrulhar em plástico filme.

Por ser um produto sem conservantes, eu guardo na geladeira por no máximo 3 dias. Nunca guardei por mais tempo, então não sei dizer sobre a durabilidade. Basta colocar na sua lancheira e comer na hora do lanche ou naqueles momentos em que a vontade de comer doces é irresistível!!! Você pode adicionar outras nuts ou frutas, ou o que achar mais interessante à sua “barrinha”. As tâmaras substituem os açúcares e não deixam a “barrinha” muito doce. Crie a sua receita!!!Mas é bom ficar atento à sua dieta! Peça ao seu nutricionista para adequar essa “barrinha” ao seu cardápio!

Marina Bueno
Nutricionista (CRN 916081) formada na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, apaixonada por alimentação e vida saudável desde criança e em busca de um esporte para chamar de meu. Inquieta, curiosa, intensa… Não sou perfeita e também não sei tudo, mas espero que possamos sempre trocar muitas experiências!

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