A ideia era emagrecer, mas virou amor!

por / terça-feira, 24 maio 2016 / Postado emGente que corre
Paulo e Aline

Eu comentei com algumas pessoas que queria falar sobre alguém que fosse muito disciplinado. Me indicaram o Paulo. Nós começamos a conversar e eu fui percebendo que ele não só é super disciplinado, como organizado, dedicado e apaixonado. Pois é, o cara é apaixonado não só pelo esporte, mas pela vida e isso realmente me toca um pouco mais. Hoje, vocês vão conhecer um pouquinho mais sobre uma pessoa que começou a correr por necessidade e viu esse esporte maravilhoso tomar conta dos sonhos, da vida!

O Paulo Eduardo é Relações Públicas, como eu. Tem uma vida super pesada e atribulada como a maioria dos cidadãos brasileiros, mas consegue encaixar a rotina treinos (nada leves) perfeitamente na vida e é isso que eu considero super admirável. Em 2016, ele se dispôs a treinar para uma Maratona enquanto terminava a pós graduação e se preparava para casar. Isso mesmo! Ele trabalha muito (como a maioria das pessoas), estuda, treina com muito afinco e se casou no meio desse processo todo! Acompanhar a sua rotina, me fez acreditar que eu também daria conta de toda a preparação para o Desafio Secreto. Me deu tranquilidade para seguir em frente!

Ele participou de um programa de emagrecimento em 2012 e, durante o programa, que foi nos moldes do “Medida Certa”, inseriu a corrida e a musculação na vida com o objetivo de acelerar o emagrecimento. A princípio, era só uma forma de atingir seus objetivos de emagrecimento. Em Março de 2013, ele largou definitivamente o cigarro e a corrida o ajudou a não ter recaídas. Um esporte que foi iniciado como uma espécie de apoio para o emagrecimento, foi tomando um espaço maior na vida dele e crescendo em importância de uma forma tal, que hoje ele acredita que o esporte ocupe, no mínimo 50% da sua vida!

Em 2015, após participar da sua primeira meia maratona, a Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte, ele decidiu que o próximo desafio seria a tão temida Maratona. Conversou com os treinadores, verificou as possibilidades e decidiu-se pela Maratona do Rio. Por que a Maratona do Rio? Porque é uma cidade com a qual ele e a sua esposa tem uma história e porque é uma oportunidade para que ele estreia na Maratona enquanto a Aline (sua esposa) estreia na Meia Maratona! Estreia dupla numa das provas mais lindas do Brasil! Haja coração!!!

Conciliar os treinos para a Maratona com a rotina pesada de trabalho, os estudos e os preparativos do casamento não foi fácil, mas como o casal corre, fica um pouco mais simples. Uma das estratégias adotadas pelo Paulo e a Aline foi de sentar e planejar todos os passos de acordo com a rotina de treinos e provas. “Nos mais de 3 anos juntos tomamos várias decisões e a corrida sempre foi um fator condicional e influente. Por exemplo, todo o planejamento de nosso casamento foi feito considerando datas e compromissos com os nossos treinamentos para as corridas”. É isso aí! Casal que corre junto, tende a se unir mais mesmo! Hoje, eles se alinham não só em relação aos treinos, mas também em relação às provas, aos compromissos sociais que assumem e os objetivos futuros. E dentro dos planos, várias provas dos sonhos!

Ao longo do percurso, o Paulo sofreu algumas lesões e sabe que esse tipo de problema atrapalha muito na evolução do corredor. Por isso, ele não deixa de lado os treinos de musculação e segue-os com a mesma seriedade que encara os treinos de corrida. Isso realmente faz muita diferença e, provavelmente foi o que permitiu que eles saltasse da sua primeira prova de 21km para a primeira de 42km!

Conciliar a vida pessoal com a vida de atleta, nem sempre é fácil e, muitas vezes, causa alguns conflitos com as pessoas que convivem mais de perto. Como aqueles amigos que não entendem que você precisa dormir cedo por causa da prova ou treino longo no dia seguinte, ou mesmo que não respeitam sua escolha de não beber para estar bem no treino e algumas outras situações do tipo. Para o Paulo, contar o apoio da esposa e de sua assessoria faz toda a diferença!

Ele sempre correu com orientação e sempre reforça o quanto ter acompanhamento faz diferença na evolução dos corredores! Segundo ele, estar na Run&Fun fez toda a diferença quando ele optou pela Maratona porque foi lá que ele aprendeu que era necessário ter “treinamento para a prática do esporte com responsabilidade, técnica e periodicidade de acordo com minhas escolhas e objetivos pessoais”. E sabe qual o conselho dele para quem está começando? “Procure sempre a assessoria de bons e compromissados profissionais da saúde e do esporte”!

É isso aí!!! Paulo Eduardo, amei conhecer um pouco mais da sua história e desejo todo o sucesso do mundo na sua estreia na Maratona!!! Que você faça uma prova leve, de acordo com a preparação que você teve e que seja emocionante e transformadora!!! Você está preparado, se dedicou muito por esse objetivo e vai arrasar naquele trajeto lindo!!! Com certeza!!! Uma ótima prova para você e para a Aline!!! Curta a viagem, a cidade e a experiência transformadora que é correr os 42km mais lindos do Brasil!!! Sucesso ao casal!!!

Aline Oliveira
Apaixonada pela vida, por esportes, pessoas e suas histórias. Curiosa sobre o mundo e eterna aprendiz. Depois de anos proibida de praticar os esportes que amava devido a um probleminha nos joelhos, resolvi me arriscar. Não aceitei largar a corrida e hoje sou uma corredora muito feliz!!!

TOPO
%d blogueiros gostam disto: